Quer expandir seus negócios, mas ainda não sabe como? Veja agora as Top 10 melhores estratégias de como atrair mais clientes.
Se você é empreendedor, provavelmente já ouviu alguém dizer que a propaganda é a alma do negócio, certo? Podemos dizer que este ditado é realmente verdadeiro, pois o marketing geralmente é o que difere as grandes empresas das demais.
Nos dias de hoje, as vendas dependem da publicidade, mas nem todos estão dispostos a investir tanto dinheiro com este tipo de divulgação. Portanto, separamos 10 estratégias, mais uma dica bônus de como atrair mais clientes sem gastar muito.
Por que preciso conhecer meu cliente?
Antes de mais nada é muito importante que você conheça o seu cliente. A melhor maneira fazer isso é entender quem é a sua persona, que nada mais é do que um cliente fiel que sempre compra de você. Sua persona está sempre experimentando seus produtos novos e antigos, além disso, esse cliente pode até defender ou indicar a sua marca para outras pessoas.
Caso decida não seguir este conselho, você pode acabar encontrando um público muito genérico, o que dificulta as vendas. Pois esses clientes que estão fora do seu público alvo costumam deixar a empresa e buscar novas soluções no mercado.
Top 10 estratégias de como atrair mais clientes
Ao contrário do que muitos pensam, investir no marketing digital não exige um orçamento muito grande. Contudo, vale lembrar que quanto menos investimentos, mais tempo será gasto para sua equipe entender os conceitos e aplicá-los de maneira correta.
Sem mais delongas, vamos ao que interessa! Saiba agora as Top 10 melhores estratégias de como atrair mais clientes.
1- Programa de indicações
Nessa estratégia você precisa oferecer um benefício aos seus clientes pelas indicações que eles falam. Por exemplo: “indique cinco amigos e ganhe um brinde”. O número de amigos fica a seu critério, e você também pode oferecer benefícios melhores de acordo com a quantidade de novos clientes indicados.
No entanto, o anúncio precisa ser descomplicado para todos os seus clientes entenderem e assim possam fazer suas indicações. Até mesmo as grandes empresas e bancos fazem isso para promoverem o próprio negócio.
2- Promoções
Independente de qual nicho você tenha escolhido para trabalhar, sempre é possível encaixar uma promoção para agradar os seus clientes.
Antes de mais nada, sempre que fizer uma promoção é importante divulgar para todos os seus consumidores e fazer com que essa informação alcance o máximo de pessoas possível, para que mais clientes em potencial comprem seus produtos.
Contudo, é importante fazer os cálculos antes de oferecer os descontos para que eles não negativem o fluxo do caixa e acabem atrapalhando os lucros da campanha.
3- Redes sociais
Nos dias de hoje existem bilhões de usuários ativos em suas redes sociais, ou seja, está cada vez mais fácil aumentar o seu alcance, seja no modo orgânico ou pago.
Portanto, você pode usar suas redes sociais para vender produtos de forma direta, impulsionar sua estratégia de conteúdo e conquistar futuros clientes para a sua empresa.
4- Parcerias
Se você não tiver condições de realizar algumas ações de marketing individualmente, pode tentar fazer uma parceria com outro negócio. Essas parcerias são popularmente chamadas de co-marketing, esse método é perfeito para elevar a exposição dos parceiros e até mesmo a ter a chance de conseguir fechar uma venda.
5- Blog corporativo
O blog é o canal principal de conteúdo de uma empresa. Além disso, seu custo de implementação e manutenção são muito baixos.
Este é um dos melhores métodos digitais para atrair e fidelizar clientes. De modo geral, um blog serve para agregar valor por meio de um conteúdo relevante para seus consumidores. Portanto, quanto mais você ajuda os seus possíveis compradores, mais chances você tem de fidelizar seus clientes em potencial, antes mesmo de realizar uma venda eles.
6- Anúncios online
Contratar carros de som e entregar panfletos nas ruas para divulgar seus produtos é coisa do passado. Com a internet você pode fazer a sua divulgação de forma muito mais prática e chamativa, usando links patrocinados.
Assim como em sites de busca, como o famoso Google, você também pode fazer suas divulgações nas redes sociais como o Facebook e o Instagram. O objetivo dessa jogada é fazer com que seu anúncio encontre as pessoas certas para gerar mais chances de vendas.
7- Eventos
Participar de eventos é uma ótima maneira de promover a sua marca, e se for um evento online, os custos são bem menores. Portanto, procure participar de eventos como palestras e entrevistas. Contudo caso você não encontre nenhum, você mesmo pode criar seu próprio evento para fortalecer a sua marca.
8- Lista de e-mails
Criar uma lista de e-mails é ótimo para cultivar e engajar a sua audiência. Ao contrário das redes sociais, o e-mail marketing conta com a vantagem de ser meio de comunicação que foi amplamente testado e que promete não sofrer grandes mudanças com o passar do tempo.
9- Marketing de afiliados
Ao contrário do que muitos vendem, o marketing de afiliados vai muito além de vender apenas info-produtos. Com ele, qualquer empresa pode oferecer comissões para que contras pessoas vendam o seu produto.
Em outras palavras, você pode terceirizar parte do processo de promoção e venda em troca de uma pequena parte dos lucros.
10- Programa de fidelidade
Provavelmente você já aproveitou algum cupom de desconto de uma loja e é praticamente impossível não notar o sucesso que eles fazem entre os clientes.
Porém, caso o seu produto não se encaixe neste recurso, você pode usar a ideia que os cupons representam: fidelizar seus clientes oferecendo vantagens reais para eles. Portanto, basta criar um programa de fidelização que seus clientes irão te dar mais prioridade na hora de fazerem suas compras.
Dica bônus para atrair mais clientes
1- Crie seu próprio site
O seu site serve para um único propósito: atrair e conquistar novos clientes. No entanto, antes de criar um site exclusivo para a sua empresa, primeiro você precisa saber como criar um site ou recorrer a alguém que tenha conhecimento nessa área.
Além disso, você precisa tratar de aspectos fundamentais para gerar mais resultados como: a experiência do usuário, SEO e criar um conteúdo atrativo e relevante para seus leads.