O TikTok ganhou destaque no ano passado durante o auge do confinamento da pandemia, sendo uma rede social com um formato de vídeos curtos e divertidos que se tornou extremamente viral rapidamente.
Com o TikTok crescendo cada vez mais, especialmente no Brasil, muitas pessoas estão se perguntando quanto dinheiro a plataforma pode oferecer. Aos criadores de conteúdo do TikTok que querem ganhar dinheiro com seus vídeos, ou até mesmo quem está lá apenas para assistir vídeos, saiba que sim, é possível ganhar bastante dinheiro.
Como ganhar dinheiro no TikTok
Assim como acontece com outras plataformas, como Instagram e YouTube, o TikTok pode ser monetizado. Embora o TikTok não tenha um sistema estabelecido de pagamentos com seus vídeos, ainda existem várias estratégias que você pode usar para fazer dinheiro na plataforma com seu conteúdo, ou assistindo vídeos ou convidando amigos para a plataforma.
Como a rede social ainda é relativamente nova, ainda não há muita concorrência, o que facilita ainda mais as coisas. Se você está se perguntando como você pode ganhar dinheiro no TikTok, então você definitivamente tem que ler este artigo.
1. Para criadores de conteúdo: Desenvolvimento do perfil
Crie uma marca
Estudando um pouco de marketing sabe que você precisa de uma marca para começar qualquer negócio. Quem é você, e quem vai ser fã?
Para o TikTok isso significa que você deve ter uma ideia do tipo de vídeos que você vai postar, e ser consistente. Seus vídeos serão divertidos e engraçados? Ou você está procurando por algo mais romântico e etéreo? Como você quer que as pessoas te vejam?
Configurando seu perfil
Ao configurar seu perfil, as duas principais áreas para se concentrar são sua foto de perfil e sua bio. Estas são as primeiras coisas que um usuário verá para decidir se deve segui-lo.
Sua biografia e foto de perfil devem causar uma boa primeira impressão. Se você sentir que uma imagem é muito pouco para isso, é possível fazer um vídeo de seis segundos e usá-lo no lugar da foto. Isso adicionará mais personalidade ao seu perfil.
Experimente usar uma conta Pro
O TikTok oferece a opção de uma conta pro para criadores e empresas. A conta de criadores é melhor para figuras públicas, artistas e influenciadores.
1.1 Para usuários comuns: Como arrecadar uma boa renda
2. Criando conteúdo
Crie conteúdo consistente
Por um lado, é importante fazer upload de conteúdo regularmente. Você precisa postar regularmente e de forma consistente. Postar de 1 a 2 vídeos costuma ser o suficiente.
Por exemplo, você pode carregar algo especial ou conteúdo mais elaborado em um dia específico da semana, para que seus seguidores estejam esperando por ele, compartilhem ou criem alertas para ver seu vídeo.
Por outro lado, é importante que seus vídeos tenham uma estética ou padrão semelhante, pois isso definirá seu estilo e fará diferença no seu resultado final.
Escolha das hashtags certas
Semelhante ao Instagram, o uso de hashtags no TikTok tornam seu conteúdo mais fácil de ser localizado pelo seu público. Certifique-se de que você está usando hashtags relevantes para seu nicho, e está misturando hashtags gerais, específicas e criativas para serem mais vistas.
Ficar por dentro das hashtags de tendência e como você pode participar das conversas também é uma ótima maneira de conseguir mais seguidores. Usar #errejota, #ferias e #fds também vale a pena usar se você está postando um vídeo sobre férias.
Post na hora certa
Postar no horário que o seu público está mais ativo é importantíssimo para maximizar o alcance. Felizmente, com uma Conta Pro você pode acessar o TikTok Analytics e acompanhar facilmente quando seu público está online. Mas você ainda precisará experimentar e testar quais tipos de vídeos bombam em determinados dias e horários, e a partir disso, construir um calendário de conteúdo que esteja dentro do possível, para você.
3. Construindo um público
A melhor maneira de obter seguidores é entender o que seu mercado-alvo quer ver e enviar conteúdo de qualidade.
Envolva seu público
Uma vez que você começa a construir seu público, é importante que você se envolva com ele. Interagir com seu público ajudará você a alcançar o status de influenciador mais rapidamente. Você pode engajar seu público fazendo perguntas ou respondendo aos seus comentários com as famosas janelinhas de perguntas.
4. Faça parcerias com outros influenciadores
Personalidades proeminentes no TikTok têm um amplo alcance, considerando que alguns tem mais de cem milhões de seguidores. Assim como o Instagram, a parceria com outros influenciadores do TikTok em seu nicho lhe dá mais acesso ao público do seu nicho, atingindo pessoas do perfil que você deseja e que ainda não te seguem. Certifique-se de que os influenciadores que você está considerando fazer parceria estão de acordo com a imagem da marca que você usa.
O TikTok Creator Marketplace é uma ferramenta poderosa para ajudá-lo a encontrar os outros criadores de conteúdo. O marketing de influenciadores no TikTok ainda está crescendo, tornando-se uma estratégia boa para ganhar mais seguidores.