Como aumentar suas vendas e Top estratégias

Saber como aumentar as vendas e vender bem é o sonho em comum de qualquer empresa, no entanto, também é um dos desafios mais complexos.

Existem empreendimentos que buscam fazer a contratação de mais vendedores, enquanto outros investem bastante em campanhas de marketing. Porém, o fato é que nenhuma pessoa descobriu a receita exata para vender muito.

6 dicas de como aumentar as vendas em seu negócio

1- Faça o planejamento comercial com antecedência

O planejamento das vendas é o que vai guiar a equipe comercial, por essa razão, o correto é já começar o ano com as metas definidas para todo o time.

Para fazer isso, é preciso realizar a coleta das métricas do ano anterior e analisar quais foram as ações que trouxeram um retorno positivo.

Elas podem fazer parte do planejamento do ano seguinte, procurando um resultado semelhante ou melhor. Dê uma olhada nos meses de baixa performance, busque entender o que poderia ter feito para conseguir um resultado diferente e deixe isso bem traçado.

É aconselhado também possuir uma primeira versão da suposição das vendas para o ano que está sendo planejado.

Com isto em mãos, é possível possuir uma noção dos investimentos que são necessários, tanto as ações de marketing quanto contratar novos funcionários.

Planejar com antecedência vai garantir um tempo maior para fazer a organização das ações, além de diminuir as probabilidades de algo der errado quando a prática começar.

2- Como aumentar as vendas investindo no treinamento da equipe

Fazer com que a equipe permaneça afiada e motivada é uma das dicas principais quando se trata de aumentar as vendas.

Para isto, o ideal é que a gestão auxilie os vendedores a evoluir mais a cada dia, e reconhecer o bom trabalho e dando suporte na resolução de problemas e gargalos do dia a dia.

Uma forma de comprovar este compromisso é investir nos treinamentos de vendas. Podem ser tanto internos, externos, com especialistas da área, quanto ministrados pelo gestor mesmo.

Estas habilidades podem envolver desde temas técnicos, que auxiliam na aprimoração dos métodos de prospecção, abordagem e negociação, até as demais capacitações, como as chamadas soft skills.

Como aumentar as vendas
Foto: Reprodução.

Elas são capacitações pessoais e comportamentais, que também têm uma interferência na performance profissional dos funcionários e que, felizmente, podem ser obtidas e aprofundadas. São exemplos de soft skills:

  • Organização;
  • Foco no cliente;
  • Motivação;
  • Comunicação;
  • Inteligência emocional;
  • Colaboração em time;
  • Relacionamento interpessoal.

Estas capacidades melhoram não apenas a execução do trabalho, mas também contribuem com modificações na cultura, no clima da corporação como um todo e nos relacionamentos dentre times.

É uma obrigação da gestão comercial fazer o treinamento dos vendedores. Ser um ótimo vendedor não é uma capacidade natural, que já vem pronta de fábrica.

Para se tornar um bom vendedor, é necessário praticar, reconhecer possibilidades de melhoria e pôr em pratica o que aprendeu no dia a dia.

Mais uma dica é incentivar a troca de conhecimentos dentre os próprios vendedores. Por exemplo, tente organizar um bate-papo por mês onde um vendedor tem que contar alguma coisa nova que aprendeu no momento, ou então compartilhar uma experiência atual que o auxiliou a melhorar em sua performance.

3- Deixe alinhado os objetivos das vendas junto com a equipe de marketing

Não existe outro jeito de aumentar as vendas sem ter a preocupação com o alinhamento entre marketing e vendas.

Apesar desta sinergia ser fundamental para o sucesso da equipe comercial, várias organizações ainda têm dificuldade para por as duas áreas na mesma página.

É essencial possuir metas bem estabelecidas para conseguir ter este alinhamento. Por isso, é recomendado que o planejamento de vendas seja a orientação para os planos de marketing. No alinhamento tem que constar:

Os perfis de clientes que o negócio deseja atingir no ano;
Os perfis que não são de interesse comercial;
A suposição de crescimento das vendas por trimestre;
Caso a corporação venda mais de um produto ou serviço, os objetivos específicos de cada produto ou serviço e se  algum vai ser priorizado;
O aumento projetado para as tarifas de conversão.

Com estes dados, a equipe de marketing vai conseguir fazer o seu planejamento com muito mais clareza, mas lembre-se também de ordenar as metas com o planejamento financeiro empresarial, onde vai ser responsável por emitir o orçamento disponível para atingir os objetivos.

4- Utilize a persuasão nas vendas

Persuasão é uma metodologia muito utilizada no setor comercial, em que se resume tentar convencer os clientes a fechar o negócio, tudo isto sem partir para a inconveniência.

Como aumentar as vendas
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Existem diferentes formas de utilizar a persuasão nas vendas, mas existem algumas dicas básicas, sendo elas:

  • Utilize as palavras corretas: chame seu cliente pelo seu nome e utilize o pronome pessoal de tratamento “você”, para passar uma sensação de proximidade;
  • Saiba fazer perguntas: o vendedor tem que ouvir mais do que falar, principalmente quando o assunto é uma venda consultiva. Dar preferência para as questões abertas, aquelas que começam com “como?” ou “por quê?” auxilia a adquirir dados importantes para adequar o seu discurso;
  • Faça o domínio dos gatilhos psicológicos: um gatilho psicológico é um estímulo que faz com que o nosso cérebro tome alguma decisão. Dispor de benefícios, fazer com que o Lead (clientes em potencial) tenha um compromisso com você e mostrar autoridade são alguns gatilhos que podem auxiliar você a vender muito mais.

5- Realize a personalização de sua comunicação

Do mesmo jeito que a equipe de marketing necessita fazer um esforço para entregar os conteúdos apropriados aos interesses e as etapas de jornada de compra em que se acha cada Lead, os vendedores também têm que fazer um desempenho personalizado quando chega o momento de realizar uma ligação.

Com as informações certas em mãos, é possível personalizar todo o contato dos vendedores com os clientes.

Esta personalização é benéfica porque vai fazer com que seu possível cliente tenha a sensação de ser especial e assim compreender que aquela ligação foi pensada exclusivamente para ele.

Uma dica para esquecer a abordagem genérica é a análise de dados deste cliente em potencial com a organização para descobrir quais são os conteúdos que ele se interessa.

Assim como buscar por mais informações sobre esse cliente e a corporação em que está empregado.

6- Como aumentar as vendas com os clientes atuais

Vários empreendimentos investem só na atração de consumidores novos, no entanto, deixam de lado os clientes atuais que também podem ser uma boa fonte para os novos negócios.

Além de ter um foco em retê-los, também é possível vender mais para eles. Isto pode ser realizado por via de cross-sell e upsell.

O cross-sell ocorre quando você dispõe de um produto ou serviço para complementar à oferta que seu cliente recebeu. Agora o upsell constitui em propor para o cliente a chance de melhorar o que ele está levando para o seu lar, sustentado por uma ótima condição de compra.

O cross-sell e o upsell são formas perfeitas de aumentar as vendas. No entanto, é importante que as ofertas sejam realizadas com naturalidade, quando realmente for trazer o valor para os clientes, pois  objetivo é não forçar uma venda.

 

Quer expandir seus negócios, mas ainda não sabe como? Veja agora as Top 10 melhores estratégias de como atrair mais clientes.

Se você é empreendedor, provavelmente já ouviu alguém dizer que a propaganda é a alma do negócio, certo? Podemos dizer que este ditado é realmente verdadeiro, pois o marketing geralmente é o que difere as grandes empresas das demais.

Nos dias de hoje, as vendas dependem da publicidade, mas nem todos estão dispostos a investir tanto dinheiro com este tipo de divulgação. Portanto, separamos 10 estratégias, mais uma dica bônus de como atrair mais clientes sem gastar muito.

Por que preciso conhecer meu cliente?

Antes de mais nada é muito importante que você conheça o seu cliente. A melhor maneira fazer isso é entender quem é a sua persona, que nada mais é do que um cliente fiel que sempre compra de você. Sua persona está sempre experimentando seus produtos novos e antigos, além disso, esse cliente pode até defender ou indicar a sua marca para outras pessoas.

Caso decida não seguir este conselho, você pode acabar encontrando um público muito genérico, o que dificulta as vendas. Pois esses clientes que estão fora do seu público alvo costumam deixar a empresa e buscar novas soluções no mercado.

Top 10 estratégias de como atrair mais clientes

Ao contrário do que muitos pensam, investir no marketing digital não exige um orçamento muito grande. Contudo, vale lembrar que quanto menos investimentos, mais tempo será gasto para sua equipe entender os conceitos e aplicá-los de maneira correta.

Top 10 estratégias de como atrair mais clientes
Foto: Reprodução

Sem mais delongas, vamos ao que interessa! Saiba agora as Top 10 melhores estratégias de como atrair mais clientes.

1- Programa de indicações

Nessa estratégia você precisa oferecer um benefício aos seus clientes pelas indicações que eles falam. Por exemplo: “indique cinco amigos e ganhe um brinde”. O número de amigos fica a seu critério, e você também pode oferecer benefícios melhores de acordo com a quantidade de novos clientes indicados.

No entanto, o anúncio precisa ser descomplicado para todos os seus clientes entenderem e assim possam fazer suas indicações. Até mesmo as grandes empresas e bancos fazem isso para promoverem o próprio negócio.

2- Promoções

Independente de qual nicho você tenha escolhido para trabalhar, sempre é possível encaixar uma promoção para agradar os seus clientes.

Antes de mais nada, sempre que fizer uma promoção é importante divulgar para todos os seus consumidores e fazer com que essa informação alcance o máximo de pessoas possível, para que mais clientes em potencial comprem seus produtos.

Contudo, é importante fazer os cálculos antes de oferecer os descontos para que eles não negativem o fluxo do caixa e acabem atrapalhando os lucros da campanha.

3- Redes sociais

Nos dias de hoje existem bilhões de usuários ativos em suas redes sociais, ou seja, está cada vez mais fácil aumentar o seu alcance, seja no modo orgânico ou pago.

Portanto, você pode usar suas redes sociais para vender produtos de forma direta, impulsionar sua estratégia de conteúdo e conquistar futuros clientes para a sua empresa.

4- Parcerias

Se você não tiver condições de realizar algumas ações de marketing individualmente, pode tentar fazer uma parceria com outro negócio. Essas parcerias são popularmente chamadas de co-marketing, esse método é perfeito para elevar a exposição dos parceiros e até mesmo a ter a chance de conseguir fechar uma venda.

5- Blog corporativo

O blog é o canal principal de conteúdo de uma empresa. Além disso, seu custo de implementação e manutenção são muito baixos.

Este é um dos melhores métodos digitais para atrair e fidelizar clientes. De modo geral, um blog serve para agregar valor por meio de um conteúdo relevante para seus consumidores. Portanto, quanto mais você ajuda os seus possíveis compradores, mais chances você tem de fidelizar seus clientes em potencial, antes mesmo de realizar uma venda eles.

6- Anúncios online

Contratar carros de som e entregar panfletos nas ruas para divulgar seus produtos é coisa do passado. Com a internet você pode fazer a sua divulgação de forma muito mais prática e chamativa, usando links patrocinados.

Assim como em sites de busca, como o famoso Google, você também pode fazer suas divulgações nas redes sociais como o Facebook e o Instagram. O objetivo dessa jogada é fazer com que seu anúncio encontre as pessoas certas para gerar mais chances de vendas.

7- Eventos

Participar de eventos é uma ótima maneira de promover a sua marca, e se for um evento online, os custos são bem menores. Portanto, procure participar de eventos como palestras e entrevistas. Contudo caso você não encontre nenhum, você mesmo pode criar seu próprio evento para fortalecer a sua marca.

8- Lista de e-mails

Criar uma lista de e-mails é ótimo para cultivar e engajar a sua audiência. Ao contrário das redes sociais, o e-mail marketing conta com a vantagem de ser meio de comunicação que foi amplamente testado e que promete não sofrer grandes mudanças com o passar do tempo.

9- Marketing de afiliados

Ao contrário do que muitos vendem, o marketing de afiliados vai muito além de vender apenas info-produtos. Com ele, qualquer empresa pode oferecer comissões para que contras pessoas vendam o seu produto.

Em outras palavras, você pode terceirizar parte do processo de promoção e venda em troca de uma pequena parte dos lucros.

10- Programa de fidelidade

Provavelmente você já aproveitou algum cupom de desconto de uma loja e é praticamente impossível não notar o sucesso que eles fazem entre os clientes.

Porém, caso o seu produto não se encaixe neste recurso, você pode usar a ideia que os cupons representam: fidelizar seus clientes oferecendo vantagens reais para eles. Portanto, basta criar um programa de fidelização que seus clientes irão te dar mais prioridade na hora de fazerem suas compras.

Dica bônus para atrair mais clientes

1- Crie seu próprio site

O seu site serve para um único propósito: atrair e conquistar novos clientes. No entanto, antes de criar um site exclusivo para a sua empresa, primeiro você precisa saber como criar um site ou recorrer a alguém que tenha conhecimento nessa área.
Além disso, você precisa tratar de aspectos fundamentais para gerar mais resultados como: a experiência do usuário, SEO e criar um conteúdo atrativo e relevante para seus leads.