Saber como aumentar as vendas e vender bem é o sonho em comum de qualquer empresa, no entanto, também é um dos desafios mais complexos.
Existem empreendimentos que buscam fazer a contratação de mais vendedores, enquanto outros investem bastante em campanhas de marketing. Porém, o fato é que nenhuma pessoa descobriu a receita exata para vender muito.
6 dicas de como aumentar as vendas em seu negócio
1- Faça o planejamento comercial com antecedência
O planejamento das vendas é o que vai guiar a equipe comercial, por essa razão, o correto é já começar o ano com as metas definidas para todo o time.
Para fazer isso, é preciso realizar a coleta das métricas do ano anterior e analisar quais foram as ações que trouxeram um retorno positivo.
Elas podem fazer parte do planejamento do ano seguinte, procurando um resultado semelhante ou melhor. Dê uma olhada nos meses de baixa performance, busque entender o que poderia ter feito para conseguir um resultado diferente e deixe isso bem traçado.
É aconselhado também possuir uma primeira versão da suposição das vendas para o ano que está sendo planejado.
Com isto em mãos, é possível possuir uma noção dos investimentos que são necessários, tanto as ações de marketing quanto contratar novos funcionários.
Planejar com antecedência vai garantir um tempo maior para fazer a organização das ações, além de diminuir as probabilidades de algo der errado quando a prática começar.
2- Como aumentar as vendas investindo no treinamento da equipe
Fazer com que a equipe permaneça afiada e motivada é uma das dicas principais quando se trata de aumentar as vendas.
Para isto, o ideal é que a gestão auxilie os vendedores a evoluir mais a cada dia, e reconhecer o bom trabalho e dando suporte na resolução de problemas e gargalos do dia a dia.
Uma forma de comprovar este compromisso é investir nos treinamentos de vendas. Podem ser tanto internos, externos, com especialistas da área, quanto ministrados pelo gestor mesmo.
Estas habilidades podem envolver desde temas técnicos, que auxiliam na aprimoração dos métodos de prospecção, abordagem e negociação, até as demais capacitações, como as chamadas soft skills.
Elas são capacitações pessoais e comportamentais, que também têm uma interferência na performance profissional dos funcionários e que, felizmente, podem ser obtidas e aprofundadas. São exemplos de soft skills:
- Organização;
- Foco no cliente;
- Motivação;
- Comunicação;
- Inteligência emocional;
- Colaboração em time;
- Relacionamento interpessoal.
Estas capacidades melhoram não apenas a execução do trabalho, mas também contribuem com modificações na cultura, no clima da corporação como um todo e nos relacionamentos dentre times.
É uma obrigação da gestão comercial fazer o treinamento dos vendedores. Ser um ótimo vendedor não é uma capacidade natural, que já vem pronta de fábrica.
Para se tornar um bom vendedor, é necessário praticar, reconhecer possibilidades de melhoria e pôr em pratica o que aprendeu no dia a dia.
Mais uma dica é incentivar a troca de conhecimentos dentre os próprios vendedores. Por exemplo, tente organizar um bate-papo por mês onde um vendedor tem que contar alguma coisa nova que aprendeu no momento, ou então compartilhar uma experiência atual que o auxiliou a melhorar em sua performance.
3- Deixe alinhado os objetivos das vendas junto com a equipe de marketing
Não existe outro jeito de aumentar as vendas sem ter a preocupação com o alinhamento entre marketing e vendas.
Apesar desta sinergia ser fundamental para o sucesso da equipe comercial, várias organizações ainda têm dificuldade para por as duas áreas na mesma página.
É essencial possuir metas bem estabelecidas para conseguir ter este alinhamento. Por isso, é recomendado que o planejamento de vendas seja a orientação para os planos de marketing. No alinhamento tem que constar:
– Os perfis de clientes que o negócio deseja atingir no ano;
– Os perfis que não são de interesse comercial;
– A suposição de crescimento das vendas por trimestre;
– Caso a corporação venda mais de um produto ou serviço, os objetivos específicos de cada produto ou serviço e se algum vai ser priorizado;
– O aumento projetado para as tarifas de conversão.
Com estes dados, a equipe de marketing vai conseguir fazer o seu planejamento com muito mais clareza, mas lembre-se também de ordenar as metas com o planejamento financeiro empresarial, onde vai ser responsável por emitir o orçamento disponível para atingir os objetivos.
4- Utilize a persuasão nas vendas
Persuasão é uma metodologia muito utilizada no setor comercial, em que se resume tentar convencer os clientes a fechar o negócio, tudo isto sem partir para a inconveniência.
Existem diferentes formas de utilizar a persuasão nas vendas, mas existem algumas dicas básicas, sendo elas:
- Utilize as palavras corretas: chame seu cliente pelo seu nome e utilize o pronome pessoal de tratamento “você”, para passar uma sensação de proximidade;
- Saiba fazer perguntas: o vendedor tem que ouvir mais do que falar, principalmente quando o assunto é uma venda consultiva. Dar preferência para as questões abertas, aquelas que começam com “como?” ou “por quê?” auxilia a adquirir dados importantes para adequar o seu discurso;
- Faça o domínio dos gatilhos psicológicos: um gatilho psicológico é um estímulo que faz com que o nosso cérebro tome alguma decisão. Dispor de benefícios, fazer com que o Lead (clientes em potencial) tenha um compromisso com você e mostrar autoridade são alguns gatilhos que podem auxiliar você a vender muito mais.
5- Realize a personalização de sua comunicação
Do mesmo jeito que a equipe de marketing necessita fazer um esforço para entregar os conteúdos apropriados aos interesses e as etapas de jornada de compra em que se acha cada Lead, os vendedores também têm que fazer um desempenho personalizado quando chega o momento de realizar uma ligação.
Com as informações certas em mãos, é possível personalizar todo o contato dos vendedores com os clientes.
Esta personalização é benéfica porque vai fazer com que seu possível cliente tenha a sensação de ser especial e assim compreender que aquela ligação foi pensada exclusivamente para ele.
Uma dica para esquecer a abordagem genérica é a análise de dados deste cliente em potencial com a organização para descobrir quais são os conteúdos que ele se interessa.
Assim como buscar por mais informações sobre esse cliente e a corporação em que está empregado.
6- Como aumentar as vendas com os clientes atuais
Vários empreendimentos investem só na atração de consumidores novos, no entanto, deixam de lado os clientes atuais que também podem ser uma boa fonte para os novos negócios.
Além de ter um foco em retê-los, também é possível vender mais para eles. Isto pode ser realizado por via de cross-sell e upsell.
O cross-sell ocorre quando você dispõe de um produto ou serviço para complementar à oferta que seu cliente recebeu. Agora o upsell constitui em propor para o cliente a chance de melhorar o que ele está levando para o seu lar, sustentado por uma ótima condição de compra.
O cross-sell e o upsell são formas perfeitas de aumentar as vendas. No entanto, é importante que as ofertas sejam realizadas com naturalidade, quando realmente for trazer o valor para os clientes, pois objetivo é não forçar uma venda.
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