7 estratégias de baixo custo para atrair clientes

Atrair novos clientes pode ser uma tarefa difícil, e um dos grandes problemas é o orçamento para publicidade. Nesse artigo, vamos te ensinar estratégias para atrair novos clientes com baixo custo e fidelizar, para você começar a aplicar e ter resultados.

Cada vez mais escutamos sobre novas ferramentas de vendas e marketing, por outro lado, o aumento da concorrência deixa o trabalho ainda mais difícil, nos abrigamos a aumentar nosso nível de estratégias de marketing.

Um outro grande desafio é o baixo orçamento da maioria das pessoas para executar uma campanha de marketing, por conta disso, separamos nesse artigo opções de baixíssimo custo. Veja essas 7 estratégias de baixo custo para atrair clientes, Vamos lá?

Antes de começar a falar sobre as estratégias para aumentar as vendas, é importante pontuar que o marketing digital não é tão simples quanto é vendido, é necessário o domínio das estratégias e conhecimento para ter bons resultados.

Nesse post para o tecnofeed vou tentar te auxiliar nesse processo de construção de uma estratégia de marketing para o seu negócio, vamos para as 7 estratégias de baixo custo para atrair clientes:

1. Blog corporativo

Um blog pode ser um grande aliado para atrair público, captar e-mails, telefones e outras formas de contato posterior com seu prospecto, além de ser um ótimo canal para gerar autoridade com conteúdo.

Mas é importante saber que colocar um blog no ar e encher de conteúdo sem estratégia, pode ser um grande desperdício de tempo e trabalho.

O primeiro passo para ter sucesso com um blog é investir na infraestrutura, ter uma boa hospedagem e barata (recomendo a godaddy), uma plataforma atualizada, fluída e leve (recomendo wordpress), modelos de layout bem otimizados e rápidos e para isso, vale a pena o teste na ferramenta pagespeed da google.

Um passo atrás chamo de passo ZERO, é traçar uma estratégia, como você vai atrair leitores para o seu blog? Qual é o caminho para esse leitor se inscrever em uma lista de contatos? Qual é sua estratégia de vendas para esse prospecto?

Um exemplo de um bom funil de marketing seria: Rede social -> Conteúdo no blog -> Lista de contatos -> página de vendas, porém é uma estratégia muito pessoal de cada negócio e será necessário um artigo para falar somente desse tópico.

2. Redes sociais

As redes sociais podem ser um grande aliado para atrair público, ganhar audiência, porém nunca um canal para acumular audiência. Ao contrário do que muitos pesam, a conta do instagram, facebook ou youtube nunca serão de sua propriedade.

Você não possui nenhum controle para entregar um conteúdo para todos seus seguidores, nem sobre as políticas que podem mudar a qualquer tempo, ou sobre a fidelização de audiência dentro da plataforma, pois a plataforma nunca será sua.

Vemos grandes exemplos disso, com o corte frequente de alcance promovido nessas redes, também por desativação de contas, seja qual for o motivo.

Tendo isso em mente, as redes sociais são grandes aliados para ter acesso e capturar audiência e agora sim, acumular essa audiência em suas listas de contatos, e-mails, telefones, qualquer meio que você consiga entrar em contato novamente com a pessoa a hora que quiser.

Uma boa estratégia de marketing digital para as redes sociais é produzir conteúdos que gerem autoridade e posteriormente conduzir essas pessoas até seu blog/site onde se inscreverão em suas listas. O Youtube é uma ótima rede social para começar.

3. Marketing de afiliados

Elaborar planos de comissionamento para que outras pessoas possam promover seu produto, definitivamente é uma ótima estratégia. Se você ainda não tem um programa de afiliados, com certeza vale a pena começar a planejar um.

Os afiliados te entrega o poder da escalabilidade onde você pode recrutar diversas pessoas com estratégias e know how diferentes da sua e essas pessoas fazem seu negócio escalar em centenas de vezes.

Para negócios digitais, como cursos, treinamentos, ingressos, etc. temos grandes plataformas de afiliação onde você pode expor seu produto e recrutar afiliados.

Para negócios físicos as opções ainda são limitadas, no entanto, você ainda pode fazer seu próprio programa de afiliados e recrutar vendedores ou gestores de tráfego digital para te ajudarem no processo.

4. Programa de indicações

Os programas de indicações são um pouco mais simples que os sistemas de afiliados, nele, você pode oferecer benefícios para os seus clientes ativos quando indicar um novo cliente para o seu negócio.

Você também pode montar um programa que gere benefícios para o seu atual cliente e o cliente indicado, assim, ambos terão motivos para realizar a ação.

5. Programa de fidelidade

Fidelizar um cliente é ainda mais importante que conseguir um novo, por isso os programas de fidelidade cada vez mais vem ganhando espaço no mercado e se renovando em diversos formatos como: pontos, cashbacks, descontos progressivos, milhas, etc.

6. Anúncios online
Google Place - Google ads

Chegamos no santo graal, os anúncios online realmente chegou revolucionando o mercado, e cada dia mais nos surpreende, no entanto, as ferramentas disponíveis hoje ainda exigem um conhecimento acima da média para ter bons resultados.

O Google Ads  é a ferramenta mais simples para conseguir resultados com pouco conhecimento, além disso, campanhas de ir até o estabelecimento (google place/maps), ligações e geração de contatos são mais simples e pode ser um ótimo começo.

Para conseguir um resultado mais expressivo nas redes de ads é necessário um conhecimento mais aprofundado, por exemplo, realizar campanhas de re-marketing e utilizar os dados dos visitantes do seu site a seu favor.

7. Parcerias

Boas parceiras podem te levar para o próximo nível. O segredo aqui é saber fazer as parcerias certas, você precisa de pessoas que tenham acesso a audiência que você precisa.

Então, você pode conseguir parceiros oferecendo 50% do dinheiro que conseguir com as vendas, dessa forma, você consegue vender sem precisar construir audiência e o seu parceiro consegue gerar dinheiro sem precisar construir um produto ou serviço.

Depois de ler as 7 estratégias de baixo custo para atrair clientes tenho certeza que você já deve ter tido alguns insights que poderão ajudar seu negócio a prosperar, a lição aqui é colocar em pratica, afinal, a experiência não é a melhor professora, é a única.